Saltar para o conteúdo

Dia Mundial do Diabetes – uma doença que afeta 13 milhões de brasileiros

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data, instituída pela International Diabetes Federation (IDF) há 28 anos, tem como objetivo ressaltar o aumento exponencial de casos de diabetes mellitus no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem com a doença. A taxa de incidência da enfermidade cresceu mais de 50% nos últimos dez anos.

O dia 14 de novembro também marca o aniversário de Frederick Banting, médico canadense que, juntamente com o fisiologista Frederick Banting, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina, em 1922.

O que é diabetes mellitus?

É uma doença do metabolismo da glicose que causa uma elevação anormal desta no sangue (hiperglicemia). Ou seja, a quantidade de açúcar no sangue é aumentada. Ocorre por deficiência na produção ou no aproveitamento da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que permite a metabolização da glicose como fonte de energia pelas células do organismo. O diabetes pode se manifestar de diferentes formas – tipos 1, 2 e gestacional.

Diabetes mellitus e doença renal crônica

Neste ano, o estudo divulgado pela Fresenius Medical Care mostra que um terço dos pacientes renais são acometidos pelo diabetes. Assim, prevenir a doença com a adoção de uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável é também uma forma de cuidar da saúde renal.

Confira mais informações: O que é diabetes mellitus, Tipos de Diabetes Mellitus e Atenção para os rins.