Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Câncer: entenda o Câncer Renal

No último dia 4 foram realizadas diversas ações pelo mundo em torno do Dia Mundial do Câncer. A doença é multifacetada e pode atingir qualquer região do corpo, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Mas, o que se sabe sobre o câncer renal?

O câncer renal ou câncer nos rins é o terceiro tipo de doença mais frequente do aparelho urinário e representa 3% das doenças malignas de adultos com faixa etária entre os 50 e 70 anos, sendo duas vezes mais comum nos homens em comparação às mulheres. Um grande desafio para os médicos é o fato de a doença ser muito silenciosa.

Diagnóstico:

Dados divulgados pelo Hospital Sírio-Libanês revelam que de 6% a 10% dos pacientes com câncer renal chegam ao ambulatório com o quadro de dor no flanco, presença de sangue na urina e crescimento abdominal anormal. O diagnóstico da doença é feito por meio da ultrassonografia e da tomografia computadorizada do abdômen.

Fatores de risco:

Tabagismo;

Obesidade;

Hipertensão;

Tratamento de diálise;

Histórico familiar da doença.

Tratamento:

O único tratamento definitivo para o câncer renal é a cirurgia, que pode ser dividida entre a nefrectomia radical, retirada em bloco do rim, e a nefrectomia parcial - consiste na eliminação do tumor preservando as células da região. Para os pacientes que estão em um estágio avançado da doença, há duas opções: a imunoterapia ou o uso de substâncias inibidoras. Sempre consulte o seu médico.

Fontes: Hospital Sírio-Libanês, Instituto Nacional de Câncer e Portal Minha Vida.