Saltar para o conteúdo

Dia Mundial da Saúde provoca reflexões sobre a qualidade de vida

Neste ano, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu dez prioridades para a saúde em âmbito global. Dentre elas, duas estão diretamente ligadas à saúde renal: a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes e doenças cardiovasculares) e a resistência antimicrobiana (resistência à antibióticos devido ao uso excessivo de medicamentos). 

Segundo dados divulgados pela OMS, a diabetes e as doenças cardiovasculares são grandes responsáveis por cerca de 70% das mortes em todo o mundo. Além disso, o uso excessivo de antibióticos foi considerado um fator de risco, uma vez que essa prática ocasiona uma queda na eficácia do medicamento. Traçando um paralelo com a doença renal é possível perceber que estes dois fatores são fortes catalizadores para insuficiência renal, sendo importante a atenção contínua.

Uso inconsciente de medicamentos

A OMS alerta que o uso indiscriminado de antibióticos tem ocasionado, ao longo dos anos, grande resistência do organismo humano à eficácia de medicamentos. Tal fato é preocupante, pois põe em xeque os avanços dos estudos medicinais para cura e/ou retardo de diversas doenças. Do ponto de vista do uso indiscriminado de medicações de um modo geral, esse alerta também é de suma importância no que diz respeito à saúde renal, uma vez que o uso indevido de medicamentos, suplementos alimentares ou mesmo fitoterápicos, pode gerar graves problemas renais agudos e crônicos, inclusive falência renal e necessidade de diálise. Para Eufrônio D’Almeida, diretor médico da Fresenius Medical Care (FME), é fundamental que o paciente tenha consciência de que a automedicação representa um grande risco à saúde e, principalmente, à saúde renal. Somente um especialista pode prescrever a dosagem certa do medicamento adequado para cada indivíduo. 

Doenças cardiovasculares e diabetes

É sabido que uma das principais medidas de prevenção das doenças cardiovasculares e da diabetes é a adesão de hábitos saudáveis. Portanto, é fundamental praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada e não consumir álcool em excesso. Atualmente, as causas mais preocupantes da doença renal são a diabetes e a pressão arterial. Segundo o diretor médico, a hipertensão e a diabetes estão presentes em um quarto dos pacientes renais. “Estas doenças tornam-se muito frequentes devido aos hábitos da vida moderna que são pautados no estresse do dia a dia, no sedentarismo, na obesidade e o consumo elevado de sódio”, afirma.