Saltar para o conteúdo

Dia do Nefrologista: a relação da Dra. Angela Barros com a especialidade

Nefrologista há mais de três décadas, Dra. Angela Barros carrega um grande fascínio pelo modo como os rins mantêm o organismo equilibrado. A Diretora Médica explica que todos os órgãos dependem dos rins e isso faz com que todo nefrologista seja também um excelente clínico geral.

Para a especialista, a relação que mantém com a profissão está totalmente integrada à sua vida, principalmente a partir do momento em que assumiu a direção da Clínica de Doenças Renais Anil, no Rio de Janeiro. “Eu nasci para ser nefrologista. Sou realizada com minha especialidade e com a prestação de serviço que desempenho”, afirma.

Dra. Angela relata que sente como se estivesse atendendo pela primeira vez sempre quando vivencia um momento de gratidão por parte dos pacientes. “Todos os momentos em que eles agradecem pela ajuda, pelo atendimento, pela explicação e esclarecimento vem a sensação de dever cumprido”, conclui.

Curiosidades:

O que faz o nefrologista?

O médico nefrologista estuda e investiga todas as doenças que têm interferência com os rins. Tratamos desde infecções urinárias, cálculos renais até a falência aguda ou crônica dos rins.

Qual é a diferença entre a nefrologia e a urologia?

A nefrologia é uma especialidade clínica e, consequentemente, investigativa e atua clinicamente nos rins e de todo trato urinário. Já a Urologia trata através da necessidade de cirurgia as doenças que acometem este mesmo sistema.

O que faz um nefrologista pediátrico?

O nefrologista pediátrico trata de todo o universo clínico das doenças renais em crianças até 14 anos. As peculiaridades da infância exigem que o nefrologista tenha formação pediátrica, principalmente, no que se refere a doses de medicamentos, procedimentos invasivos e ao comportamento das doenças crônicas que acompanham o crescimento da criança.