Saltar para o conteúdo

Dia do Assistente Social – um profissional que atua com humanização e acolhimento

Cuidado para além da saúde renal e orientação humanizada, estas são as principais características dos assistentes sociais das clínicas Fresenius. Por isso, neste 15 de maio, Dia do Assistente Social, nada mais justo do que homenagear essa profissão tão nobre e fundamental.

No contexto de um centro de diálise, o assistente social desempenha um papel determinante para a qualidade do tratamento do paciente renal. Este profissional é quem orienta os pacientes sobre seus direitos resguardados por lei, quem se dedica para compreender não só o seu quadro clínico, mas também os contextos social e familiar nos quais eles estão inseridos.

A Fresenius Medical Care (FME), hoje, conta com uma equipe de assistentes sociais que trabalha ativamente para melhorar a experiência dos pacientes nas clínicas. Como exemplo prático disto é possível citar o Projeto Faltas, iniciativa que visa diminuir o número de evasão dos pacientes das sessões dialíticas e a gestão multidisciplinar, um trabalho conjunto com o time de psicólogos, que atua para fortalecer a adesão do paciente ao tratamento.

Fátima Gomes, que atuou como assistente social na CDR Nova Iguaçu em 2010 e há três anos assumiu a coordenação de serviço social da FME, conta qual foi o seu papel nessa mudança. “Há três anos tive duas grandes conquistas: a primeira foi receber o convite para assumir o cargo de coordenação do serviço social, pois essa foi a prova do reconhecimento do meu trabalho. A segunda veio quando tive a chance de padronizar a rotina do serviço social nas clínicas FME. Hoje, temos um grupo orgulhoso pela profissão que escolheu e a exerce com entrega e paixão.” comenta.

Depoimentos de assistentes sociais:

Aline Aparecida Gomes Viana – Assistente Social – CDR Vicente de Carvalho  

Nós, assistentes sociais, temos a função de agregar, somar e multiplicar valores entre os pacientes e colaboradores. Atuar em um serviço de diálise é assegurar que os pacientes tenham qualidade de vida, não somente em seu tratamento dialítico, mas levando em consideração também o contexto social e familiar.

Vanessa de Oliveira – Assistente Social – Clinemge

Ser assistente social com atuação em clínica de hemodiálise é uma experiência gratificante e desafiadora porque escolho todos os dias trabalhar com pessoas. Poder contribuir para amenizar os impactos da rotina da diálise através de acolhimento, orientações, encaminhamentos e atividades diversas reforça o meu papel profissional.