Saltar para o conteúdo

Depoimentos de quem venceu a COVID-19

Hoje, o Brasil contabiliza mais de 970 mil recuperações da COVID-19, segundo o Ministério da Saúde. Dentro do atual contexto de pandemia, o número expressivo é motivo de esperança para aqueles que passaram ou estão nesta corrida em prol da vida.

Elício Quinto, 66 anos, é paciente renal da CDR Volta Redonda há três anos e testou positivo para a doença em maio. “Fiquei sete dias no CTI, então, é um alívio estar curado. Foi um processo muito difícil, mas é necessário acreditar na possibilidade de vencer o vírus”. Sem sequelas, ele afirma ter o desejo genuíno de que todas as pessoas acometidas pelo novo coronavírus se restabeleçam bem, assim como ocorreu em seu caso.

Durante o período de recuperação, Elício teve acesso ao salão de hemodiálise dedicado aos diagnosticados com a doença. Manter a terapia com regularidade auxilia no combate ao Sars-CoV-2, como explica Dra. Érica Borges, Diretora médica da CDR Volta Redonda. “Quando o paciente realiza o tratamento de hemodiálise adequado e de forma regular, o organismo fica mais preparado para enfrentar as infecções. Por isso, não é recomendada a diminuição do tempo de diálise ou que faltem às sessões”.

Após muita luta, Dr. Jorge Arnaldo, Diretor médico da CDR Nova Iguaçu, também superou a doença. O nefrologista conta ter passado quase 40 dias hospitalizado e, naquele momento, sua principal esperança estava nos profissionais responsáveis pelo seu atendimento. “Durante o tempo de internação, depositei total confiança na equipe médica. Esse sentimento é importante para a cura de qualquer pessoa”. Saudável, o médico recebeu uma homenagem no seu retorno à clínica onde atua.

Previna-se. Cuide de você e de quem você ama!