Saltar para o conteúdo

Cuide-se bem: a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar o bem-estar de pacientes renais

Muitas pessoas se perguntam se pacientes diagnosticados com doença renal crônica podem praticar atividades físicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o diagnóstico e o tratamento não significam a perda de qualidade de vida, com isso a prática de exercícios físicos torna-se fundamental e traz uma série de benefícios para a saúde.

Cientificamente, o paciente pode, sem riscos, realizar trabalhos de resistência e força muscular utilizando até 1kg de peso. “O melhor é ser acompanhado de um fisioterapeuta, que é a parte terapêutica, ou por um educador físico, que tem uma visão um pouco diferenciada, mas sempre levando em consideração a condição clínica do paciente”, explica Viviane Nobre, Fisioterapeuta da Clínica de Doenças Renais – CDR, na Taquara, Rio de Janeiro.

Exercícios ao ar livre

Visando combater o sedentarismo, a prática de exercícios físicos torna-se uma importante atitude na promoção da saúde de pacientes renais. “Autores apontam que, em comparação com indivíduos sedentários, a prática de atividade física regular reduz em cerca de 30% os riscos de morte em pacientes submetidos à hemodiálise”, destaca a fisioterapeuta.

A profissional sugere que, de forma segura, por exemplo, é possível fazer uma breve caminhada, pois, além de não gerar tamanho desgaste muscular, garante diversos retornos a longo prazo. Porém, o paciente renal precisa tomar alguns cuidados com os movimentos executados, principalmente ao conciliar atividades musculares com a atividade óssea. “É comum a presença de alterações nos músculos esqueléticos nesta população, com interferência direta sobre a capacidade funcional e na qualidade de vida”, explica Viviane, alertando para a necessidade do acompanhamento de um especialista na área.

Também é preciso ter em mente que o programa de exercícios não tem por obrigação transformar o paciente num atleta, mas melhorar suas condições e trazer benefícios diretos ao seu dia a dia. “Eles modificam a morbidade e a sobrevida dos pacientes crônicos, com ganhos psicológicos, fisiológicos e metabólicos, tais como aumento da massa óssea, controle e prevenção do diabetes, dislipidemia, obesidade e hipertensão arterial”, aponta a médica.

Atividades que pacientes renais podem fazer sem maiores preocupações:

- Ginástica: alongamentos e aeróbicas como caminhada, bicicleta e exercícios de resistência/força muscular, utilizando caneleira, faixas elásticas e halter (que pode ser substituído por um pacote de 1kg de feijão ou arroz, respeitando a condição clínica de cada paciente);

- Saia de casa: aproveite as suas obrigações diárias como oportunidades para se manter em forma. Use as escadas em vez do elevador, vá às compras a pé ou de bicicleta (é bom para si e para o ambiente).

Para mais informações sobre atividades físicas e recomendações para a saúde dos pacientes, acesse o site NephroCare e descubra como tornar sua rotina ainda mais saudável.