Saltar para o conteúdo

Cuidados com o bem-estar emocional do paciente renal e familiares durante a pandemia

Falar de saúde mental é abordar o autocuidado, a prevenção e o bem-estar. E, diante das medidas de distanciamento social e de todos os desafios que a atual situação pandêmica nos impõe, o tema se torna ainda mais relevante. Rosileia Rodrigues, Psicóloga da RenalVida Campo Grande, dá dicas para os pacientes renais manterem o equilíbrio emocional junto aos seus familiares e acompanhantes.

A compreensão dos limites emocionais está entre os principais cuidados que o paciente com insuficiência renal precisa ter nesse momento, de acordo com a especialista. “Fique atento se algum sofrimento psicológico está reverberando em seu dia a dia e fale sempre sobre o que sente com alguém de sua confiança”, orienta.

A profissional também recomenda que familiares e cuidadores mantenham uma observação ativa em relação à intensidade e à frequência dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão, tais como: tristeza, irritabilidade, prostração, isolamento e choro.

 Confira 5 dicas para manter uma rotina leve

  • Assistam vídeos ou filmes de comédia para rirem juntos;
  • Limitem o tempo dedicado a ler ou ver notícias que gerem ansiedade e angústia;
  • Percebam o compasso da sua respiração. Essa é a melhor maneira de diminuir o estresse. Caso esteja alterado, identifique a tríade: pensamento-sentimento-comportamento;
  • Alimentem a alma e o seu espírito na primeira hora do dia fazendo atividades benéficas;
  • Na última hora da noite, cultivem o hábito de agradecer por três dádivas diferentes.

Atuação dos psicólogos nas clínicas de diálise Fresenius

Através de estratégias lúdicas e atualizadas, os psicólogos constroem atividades individuas e em grupo para fortalecerem nos pacientes a importância da adesão ao tratamento da insuficiência renal e da continuidade aos seus projetos pessoais. “Falar sobre os sentimentos com um profissional que tem escuta técnica possibilita reelaborar questões e dar novo sentido para o que está sendo vivido. O acompanhamento viabiliza, também, o diagnóstico precoce de transtornos neuropsicológicos, possibilitando intervenções mais assertivas”, esclarece a Psicóloga.

Busque orientação de um especialista sempre quando o excesso de emoções gerar algum sentimento negativo. Compartilhe o que sente com alguém da sua confiança. Você não está sozinho. Conte conosco!