Pular para o conteúdo

Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano

| Notícias locais

As confraternizações de fim de ano entre amigos e a família costumam ser também conhecidas como uma época de excessos alimentares. Por isso, o cuidado com a alimentação dos pacientes renais deve ser redobrado nesse período.

Os pacientes podem participar das ceias de Natal e de Ano Novo, mas devem estar atentos a algumas orientações, como alerta Raquel da Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição: “É muito importante que se tenha cuidado com o consumo de sódio. Os pacientes dialíticos devem evitar a ingestão excessiva de líquidos. O responsável pela preparação da ceia precisa se atentar na hora de temperar as aves, preferindo sempre ervas e temperos in natura. Já o bacalhau deve ser dessalgado corretamente e a recomendação é que o consumo de embutidos seja moderado”, disse.

Segundo a profissional, nas festas de fim de ano não há certo ou errado no que diz respeito à alimentação. Por se tratar de uma época festiva e tradicional, o critério que deve ser levado em conta é o consumo equilibrado e consciente. “É importante saber respeitar e identificar os sinais de saciedade e satisfação e o momento certo de cessar o consumo de alimentos", orienta.

De acordo com a Nutricionista, o único alimento proibido para os pacientes renais é a fruta carambola.  Já as frutas secas devem ser consumidas com moderação, pois são ricas em potássio. Castanhas, nozes e demais oleaginosas também contêm uma grande quantidade desse mineral e, por isso, a ingestão excessiva é contraindicada.

Por outro lado, as frutas frescas como a ameixa, o abacaxi e o pêssego, segundo a Coordenadora, são ótimas opções para se deliciar, já que têm baixo teor e potássio e são muito refrescantes para o período.

 Em relação ao consumo de bebidas alcóolicas, não há uma recomendação quanto à quantidade máxima. Entretanto, pacientes renais devem evitar a ingestão destas. A orientação é que consultem sempre seu médico assistente e nutricionistas, nesse caso.

Para que tudo saia como o planejado em um momento tão importante e tradicional, o ideal é conversar, antecipadamente, com seu nutricionista de confiança para obter orientações e dicas específicas para o seu caso. Cada prescrição varia de acordo com o estado clínico do paciente e seu estágio renal. A consulta com o profissional é indispensável.

Confira mais algumas dicas de alimentação

Boas festas!