Websites de outros países:

O diário de Bismar

A diálise peritoneal como uma opção de vida

Bismar Matiz é um dos 2.654 pacientes de diálise peritoneal atendidos pela Fresenius Medical Care da Colômbia.

A diálise peritoneal é um tratamento para doença renal crônica, ou seja, para condições em que os rins não funcionam corretamente, deixando de eliminar toxinas do organismo e da água produzida no corpo, e que se acumulam no sangue. O tratamento começa com a inserção de um cateter na cavidade peritoneal.

A diálise peritoneal ajuda a substituir a função dos rins quando estes param de funcionar. Tem esse nome porque o sangue é filtrado no peritônio: a membrana que envolve a cavidade peritoneal. Essa cavidade é preenchida com um líquido especial chamado de solução de diálise, que permite a filtragem através do peritônio. As toxinas e o excesso de líquido atravessam a membrana peritoneal durante o tempo de permanência indicada, depois o líquido deve ser removido e substituído por um novo. Isso deve ser feito quatro vezes ao dia, e é por isso que se diz que são feitas quatro trocas diárias.

Bismar é atendido na Clínica NephroCare, da cidade de Ibagué, desde fevereiro de 2015. Ele tem 31 anos de idade, mora em Mariquita, Tolima, na Colômbia, com a filha, a mãe e o irmão mais novo.

Mariquita é um município localizado no centro do país, a 120 km de Ibagué, capital de Tolima. Tem uma temperatura aproximada de 38°C, o que faz Bismar tomar banho duas ou três vezes ao dia, beneficiando seu tratamento, pois, assim, ele limpa constantemente o orifício de saída do cateter, diminuindo o risco de infecção.

A inspiração de Bismar e quem o ajuda a ver a vida positivamente é sua filha, uma menina de apenas seis anos de idade. É por ela que ele acorda todos os dias às 8h, faz a primeira troca do dia em sua própria casa. Em seguida, ele prepara o café da manhã, ajuda a menina com as tarefas da escola e, na sequência, prepara o almoço para si e os demais membros da família.

 

Ao meio-dia, ele se prepara para fazer a segunda troca, como parte do tratamento. Assim que termina, ele veste a menina com o uniforme escolar, prepara a sua lancheira, almoçam juntos, sobem na moto e vão ao centro educacional.

Bismar Javier Matiz e sua filha
Bismar Javier Matiz e sua filha

Mais tempo livre para realizar atividades de apoio à família

Depois de deixar a filha na escola, ele vai para a barraca de frutas de sua mãe, no caminho entre Mariquita e Honda, um pequeno comércio responsável pela renda familiar. Lá, vendem mangas, abacaxis, mamão, banana e uma bebida típica colombiana chamada salpicón, equivalente ao ponche de frutas. Todas as tardes, Bismar ajuda nas atividades da barraca organizando as frutas, mas sua especialidade é a preparação do salpicón.

No final da tarde, Bismar volta para casa e faz a terceira troca antes de ir buscar a filha Laura na escola.

Antes de dormir, faz a última troca e se prepara para descansar ao lado dela. É ela quem o acompanha na maior parte do dia e à noite.

Bismar organiza as frutas do comércio da família
Bismar ajuda no trabalho da barraca de frutas

Terapia de diálise em casa

Além de cuidar da filha e das tarefas no comércio de frutas, Bismar tem um compromisso com sua saúde e, por esse motivo, deve fazer quatro trocas (sessões de diálise peritoneal) em casa. Para realizar o tratamento de maneira satisfatória e obter a aderência necessária para o sucesso dessa terapia, foi necessário que a equipe da Clínica NephroCare de Ibagué iniciasse um processo de treinamento e orientação para ele e sua família.

A orientação do paciente e da família é fundamental durante o tratamento de diálise. Por esse motivo, segundo nossa filosofia de atendimento e qualidade, foi definido como objetivo principal no trabalho com os pacientes fornecer uma orientação que os incentive a adotar práticas saudáveis e ações que os ajudem a assumir compromissos de cuidar de sua doença e de melhorar sua qualidade de vida.

Com essa finalidade, foi desenvolvido um material de orientação e treinamento para pacientes de diálise peritoneal, considerando o estilo de aprendizagem de cada indivíduo e envolvendo atividades dinâmicas para a educação.

Tratamento de diálise peritoneal em sua casa
Tratamento de diálise peritoneal em sua casa

Um compromisso com sua saúde

Uma vez ao mês, Bismar deve fazer uma consulta de controle na Clínica NephroCare, com sede em Ibagué. Nesse dia, sua rotina se altera. Ele acorda de madrugada, se arruma e faz a primeira troca do dia. Sai de casa uma hora depois de acordar, segue até o terminal e pega um ônibus com destino a Ibagué. O percurso dura aproximadamente duas horas.

Chega cedo à clínica e é recebido calorosamente pela equipe administrativa e médica. Uma enfermeira recolhe as amostras para os exames laboratoriais. Enquanto aguarda os resultados, ele passa por consulta com uma nutricionista, uma psicóloga e uma assistente social, que fazem parte da equipe de apoio do tratamento dos pacientes atendidos pela Fresenius Medical Care. Cada um, em sua especialidade, analisa o estado em que o paciente se encontra e fornece as indicações que ele deve seguir para seus cuidados durante o mês seguinte.

Quando os resultados dos exames laboratoriais são entregues, Bismar é atendido por um nefrologista que os avalia, procede aos indicadores médicos e passa a prescrição médica necessária.

Ao meio-dia, Bismar faz a segunda troca na clínica. Quando termina, organiza suas coisas e volta para casa. À tarde, ele reencontra a família, aguarda o final do horário de aula da filha para pegá-la na escola e, assim que chega, faz a terceira troca do dia. Ele divide o tempo com a menina, brinca, lê histórias e, na hora de dormir, faz a última troca.

No dia seguinte, ele continua sua rotina diária, sempre acompanhado de seus entes queridos, graças à tecnologia, aos cuidados, aos elevados padrões de qualidade e equipe médica que a Fresenius Medical Care disponibiliza aos pacientes. Neste caso, a terapia de diálise peritoneal permite que Bismar leve uma vida normal com a família, garantindo melhor qualidade de vida.

Vivendo com a diálise
Vivendo com a diálise

Responsabilidade com os pacientes

A Fresenius Medical Care da Colômbia tem a maior e mais moderna unidade de produção da Fresenius da América Latina, o que nos permite atender à demanda do país e exportar nossos produtos para 11 países da América Central, da América do Sul e da Europa. Entre os produtos fabricados, temos soluções para diálise peritoneal manual, que possibilita que Bismar realize satisfatoriamente seu tratamento em casa.

Além disso, o serviço que prestamos é tão importante, que contamos com empresas especializadas no transporte de medicamentos, responsáveis pelo armazenamento e pela garantia de qualidade do produto, bem como pela qualidade humana dos funcionários que têm contato com o paciente.

Nossos produtos chegam a qualquer lugar da Colômbia, independentemente do meio de transporte necessário, seja aéreo, fluvial ou terrestre, para realizar a entrega pontual do produto, que mantém as esperanças de nossos pacientes.

Depois que Bismar recebe as bolsas de solução de diálise, no conforto de sua casa, elas são colocadas em um local sem umidade, onde não incida luz direta.

Nossos produtos e serviços chegam a qualquer lugar do território nacional
Nossos produtos e serviços chegam a qualquer lugar do território nacional

A Fundação Fresenius

Comprometidos com a gestão social e compreendendo-a como uma ferramenta de mudança, desde 2005, a Fundação Fresenius trabalha para melhorar as condições de vida dos pacientes. Para fazer isso, a Fundação criou o Círculo Solidário pela Vida, um sistema que permite visualizar a estratégia e trabalhar com precisão em 4 quadrantes, com foco em seus esforços e recursos em benefício da dignidade de nossos pacientes. Esses quadrantes são:

  1. Orientação
  2. Habitação
  3. Alimentação
  4. Bem-estar  


Este é o ponto de partida dos projetos nos quais a Fundação Fresenius trabalha, que geram uma mudança real nas condições fundamentais de vida dos pacientes e de suas famílias.

A Fundação Fresenius

Conteúdo relacionado